Mãe 360º

Sim, fotografar é uma arte como outra qualquer! Existem tantos estilos diferentes de fotografia, mas todos têm o seu lado artístico. Uns gostam de fotografar paisagem, outros objectos, outros flores, outros animais, outros pessoas.

Eu gosto de fotografar pessoas, de lhes encontrar o seu lado mais simples e mais natural, o seu eu mais íntimo e pessoal.
Nem sempre é fácil encontrar o eu especial de cada um, uma faceta mais escondido mas que todos trazemos dentro de nós. E o mais mágico é quando por alguns segundos durante um encontro fotográfico as famílias deixam vir ao de cima esse seu lado tão especial.

O meu "sonho" ou objectivo é conseguir fotografar famílias no seu dia a dia normal... num passeio à praia, numa ida ao parque, numa tarde de inverno com chuva em casa. Sei que por vezes é difícil deixarem que as coisas aconteçam por si, sozinhas. A expectativa de um encontro fotográfico é grande e queremos estar no nosso melhor. Queremos ter a certeza que as fotografias ficaram lindas, que os nossos filhos estão penteados e arranjados.
E talvez por isso por vezes as famílias depositem em mim poses, ou momentos encenados para que tudo corra bem. Não que por vezes esses momentos não sejam necessários, mas o ideal mesmo seria: go with the flow.

Na verdade os nossos filhos, ou a nossa família não são pessoas sempre penteadas e com as roupas impecáveis... não são pessoas sempre bem comportadas e sentadas sem se mexer ou sem sorrir. Na verdade a vida é feita de coisas boas e desalinhadas, de momentos especiais que nem sempre são o que idealizamos, mas isso é o que os faz tão incríveis.

E assim conseguimos momentos únicos.
Momentos como este aqui.

IMG_4308

IMG_4310

IMG_4305

6 comentários:

  1. Filme muito giro!
    E as músicas... :)

    Mais uma para juntar a uma possível selecção
    Lucy Schwartz - When We Were Young
    http://www.youtube.com/watch?v=LfSXyxlfQ7U

    ResponderEliminar
  2. Oh Mariana, que LINDAAAA!!!! A sério,a tua L* é um amor, tão querida!!! Babo-me a ver as fotos dela e este video é demais!
    Parabéns, mais uma vez, pela tua filha. Vê-se que é tão feliz! Tão bom!!!

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito linda! Derrete-nos este sorriso maravilhoso!Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Sim, estes são momentos únicos a ter em mente sempre.

    ResponderEliminar
  5. Mariana, sigo o teu trabalho há já alguns anos e sempre, mas sempre, me identifiquei com ele. Não sei como deixei passar este post... a minha paixão pela fotografia tem uma história muito diferente da tua, no entanto, é enorme! Há quase três anos (coincidentes com o nascimento do meu pequenino) que ando numa corda bamba e sem rumo a nível profissional e há uns meses decidi finalmente perder o medo e tentar o meu caminho também na fotografia (de maternidade, crianças e famílias). Como é óbvio, tenho também procurado inspiração e tentado esclarecer comigo própria qual é o meu registo, aquele que mais aprecio. Tudo isto para dizer que este post descreve na perfeição aquele registo pelo qual quero que me identifiquem. "go with the flow" claramente!

    Parabéns pelos teus registos, sempre maravilhosos.

    Carina Oliveira
    http://www.flickr.com/photos/memorypieces/

    ResponderEliminar

AddThis