...

Por vezes penso em todo o trajecto que fiz até aqui. De como tudo começou em 2008 quando morava no Algarve com 4 miúdas lindas, que hoje em dia se tornaram mulheres. Com um blog que se chamava Paixão Fotográfica.
Com algumas bloggers que me inspiravam na altura, umas fotografas, outras apenas mulheres artistas.

Muitos de vocês me conhecem dessa altura, de posts simples, de momentos do dia a dia. De viver no campo/praia de que quase todos os dias sinto saudades. De não ter obrigação para além das normais de uma vida em família cheia.

Depois a vida muda. Vim para Lisboa com uma miúda linda nos braços, mas com uma vida completamente diferente, num 4 andar lindo de morrer, onde tenho a sorte de ter com uma vista para o Tejo que à noite me faz sonhar e viajar.

Por vezes hoje em dia tenho saudades de escrever, outras vez caio em mim e olho a volta e a quantidade de blogs que nasceram e penso, será que faz sentido?!?!? Com o nascimento de tantos blogs nasceram tb coisas fantásticas, troca de experiências, troca de sabedoria de informação que de outra maneira não seria possível.

Mas há dias em que sinto que não espaço para mim!

Eu penso que de certa forma continuo a ser eu mesma, que não deixei morrer o meu espirito, mas sinto que  as vezes deixei de saber como o partilhar com o mundo.


Blogs portugueses que me vêem à cabeça de 2008

Rosa Pomar

Mãe galinha

Papeis por todo o lado

Folhagem vermelha

O Caderno

Silvia





13 comentários:

  1. Mariana, não deixes (nunca), de vir aqui e partilhar esse teu espirito que tão bem retratas nas tuas fotografias.
    É encantadora a maneira como o fazes e só tenho pena que não faças mais posts neste blog (que visito diariamente).
    Que as dúvidas e incertezas desapareçam e que olhes para este comentário como um desafio.

    Sara M.

    ResponderEliminar
  2. As tua fotografias falam por ti, elas partilham muito bem com o mundo o teu espírito, mesmo quando não estão acompanhadas de palavras. Não te convenças do contrário!
    Bju

    ResponderEliminar
  3. Só para dar força p/continuares o blog! Sou leitora diária e adoro o blog!!!

    ResponderEliminar
  4. Mariana,
    As narrativas e a expressão de uma perspetiva pessoal dão alma aos blogs. Escreve, as tuas leitoras assíduas agradecem!
    beijinhos,
    Joana Freitas

    ResponderEliminar
  5. Os bons nunca perdem espaço!

    ResponderEliminar
  6. Oh Mariana, como te compreendo, por vezes sinto exactamente o mesmo. Vou para escrever e dou por mim a pensar se vale a pena, coisa que há uns anos nem sequer me passava pela cabeça. Para mim então que trabalho com os blogs dos outros, a maioria dos dias não encontro energia para escrever no meu. Eu não quero ser 'velha do restelo' mas tenho tantas, mas tantas saudades dessa altura, desses blogs que referes aí em cima, de encontrar o teu e da emoção que eu sentia sempre que lia um desses posts, do quanto me inspiravam raparigas/mulheres como tu, a Rosa, a Inês, etc. Como vês continuo por aqui:) bjs!

    ResponderEliminar
  7. 2008 foi um ano em grande no mundo dos blogs portugueses! Lembro-me e sinto falta dessas descobertas, principalmente porque tudo me parecia verdadeiro, honesto, inspirador. Hoje há blogs que nascem com o intuito de ganhar dinheiro e fama de um dia para o outro, faltando-lhes alma. Acho que o tempo fará a sua triagem natural. Eu continuo a ler muitos dos que descobri quando comecei o meu e parte da magia que me prende a eles é mesmo o tempo que temos passado "juntos" desde então, acompanhando as suas histórias de vida, o crescimento dos filhos, os primeiros cabelos brancos :)

    ResponderEliminar
  8. Gostava de ter encontrado o teu blog em 2008. Escrevo num blog desde 2004 e é curioso que só tenhas conhecido a Madalena fotógrafa. Mas escrevo partilhando há 10 anos e pouco e amava ter dado de caras com o Paixão Fotográfica antes de saber dele apenas agora. Por vezes nem sei o que escrever, mas na maioria das vezes o problema é mesmo se deverei ou não partilhar. Mas a realidade é que quando partilho sinto-me solta para ser quem sou no meu cantinho. Por favor escreve e publica mais vezes. Sei que muitos vamos agradecer! :)

    ResponderEliminar
  9. 2006-2008 foram anos em grande, não há dúvida. Rosa Pomar, Saídos da Concha, Caderno Branco, Amo-te Mil Milhões, Papeis por todo o lado... Maravilhosos hoje como na altura. Foram a referência no início do meu blog em 2007 (na altura com outro nome e outro estilo). Também tenho saudades desse tempo dos posts simples, autênticos, sem intenções nem aspirações... Mas não me faz confusão alguma que haja tantos novos blogs. Porque não há-de qualquer pessoa que queira ter um blog?... A marioria não são comerciais, são pessoais, inserem-se dentro de um determinado nicho (ou tribo como agora se diz "lá fora" :), e terão certamente o seu tipo de leitores - aqueles que se identificarem mais com a sua voz, o seu estilo. Não acho que seja uma época pior para os blogs do que era "antigamente" :), é apenas diferente, como tantas outras coisas na nossa vida.

    ResponderEliminar
  10. Eu conheço-te há menos tempo mas agradeço que não vás embora :) Beijinhos do Norte!

    ResponderEliminar
  11. Mariana, mesmo quando não há espaço para mais nada (ou - porque às vezes não há lugar para mais nada), haverá smepre lugar para as palavras. Beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Sigo este blog há pouco tempo, mas é uma inspiração, além das fotos serem lindas! Não desista de continuar esta partilha com as suas leitoras!
    Também tenho um blog, mas é muito modesto e não tenho qualquer pretensão de ganhar dinheiro ou ser famosa com ele, mas aquele é o meu cantinho, onde digo e partilho o que me apetece e o que acho que poderá ser interessante para outras pessoas também, e não poucas vezes me pergunto se valerá a pena... Mas gosto tanto de o ter e de trabalhar nele (quando consigo) que lá acabo por continuar... Ainda ontem entrei noutra fase dos "ses", "para quês" e por aí fora, daí este post ainda me ter tocado mais. O que mais me desaponta é não ter feedback no meu blog, comentários que me ajudem a perceber se estou ou não no caminho certo, e por isso quis deixar aqui o meu testemunho para si, pois acho que é uma parte importante para quem tem um blog :) Até ao momento em que estou a escrever, somos 8 leitoras a incentivá-la e haverão com certeza muitas outras que seguem o blog mas não comentam, sabe-se lá porquê; então, sorria e siga em frente, que nós cá continuamos a segui-la ;)

    http://eassimsoumaisfeliz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Sinto isso e ainda agora aqui cheguei!
    Fiz grandes amigos em 2008 através de um blog que tinha na altura. Agora que redescobri esta paixão pela fotografia voltei.
    Todos os dias perante centenas de outros blogues, questiono-me sobre o caminho que quero seguir. Passa-me logo quando penso que mais que tudo o blogue é um lugar meu, onde poderei guardar momentos da minhas filhas. Essa triagem é muito importante e que este desabafo da Mariana sirva para ficar e fazer posts como sempre, com muita alma!

    ResponderEliminar

AddThis