Sabido FAQ's Photo - 8 must have apps.

Apps no nosso Smartphone? Uma das perguntas que mais me fazem é como edito as fotografias no meu telefone. 
Hoje em dia muitas das imagens que vêm nas redes sociais são fotografadas com máquina fotográfica e depois importadas para os smartphones. Eu mesmo assim ainda fotografo muito directamente com o telefone. E com a qualidade dos nossos telefones hoje em dia já temos a possibilidade de conseguir imprimir muitas das nossas imagens com qualidade.
Ainda assim algumas imagens, quer sejam tiradas com a máquina ou com o telefone (embora o telefone não deixa de ser uma maquina fotográfica) requerem alguma edição. Às vezes quero que sejam a preto e branco ou quero apenas endireitar a imagem, podem estar demasiado escuras e por ai fora.

Existem várias possibilidades de apps para os nossos smartphones.
Umas direccionadas para edição pura como crops, exposição da imagem, brilho, nitidez, etc.
Outras são especializadas em filtros que podemos aplicar logo nas nossas fotografias.
E ainda um leque gigante de apps onde adicionamos texto, onde nos indica a hora exacta da Golden Hour na nossa localização, onde o sol nasce e toda a sua trajetória naquele dia ou ainda as que nos ajudam a planear posts de Instagram.

Algumas apps são de graça outras são pagas, caba por ser uma opção no vosso orçamento e no quanto vale a pena investiram nestas apps.

LightRoom

O LightRoom é o Top of the Top dos programas de edição. Utilizo o lightroom todos os dias no meu computador para editar tanto fotografias pessoais, como fotografias de trabalho.
E agora com o lightroom no telefone ainda melhor, posso fotografar directamente do meu telefone e ter a melhor ferramenta de edição à mão em qualquer lado a qualquer hora.
Utilizo-a muito para funções mais técnicas como brilho e exposição das fotografias, contraste, nitidez e temperatura de cor.
Mas se todas essas siglas ainda não vos dizem nada, felizmente existem opções mais simples onde basta aplicar filtros incríveis e as vossas fotografias vão ficar espectaculares.





VSCO

VSCO é uma das apps mais conhecidas para aplicação de filtros nas nossas imagens. A VSCO também tem uns filtros (presents) no lightroom que por vezes também utilizo.
Em muitas das minhas fotografias de Instagram vão reconhecer dois ou três filtros desta app.

Utilizo mais no verão pois alguns dos seus filtros são bastante contrastados e duros, por vezes funcionam melhor em fotografias com sol. 
Não utilizo sempre o mesmo filtro para todas as imagens, mas como já vos disse anteriormente less is more, por isso tenho uma galeria com os meus filtros favoritos e assim sigo uma linha condutora em todas as minhas imagens, não salto de filtro em filtro cada vez que os aplico nas minhas fotografias.
Com o tempo acaba por ser mais fácil saber logo que filtro vou aplicar naquela fotografia. Sei isso pela cor ou pela hora do dia a que foi fotografada por exemplo.





PicTapGo e Color Story 


Estas duas ( Pictapgo e Color Story )  apps são também são dedicas à aplicação de filtros.
Todas estas apps de filtros também têm sempre a hipótese de pequenos ajustes nas fotografias antes de aplicar os filtros. Ajuste de luz, contraste, temperatura de cor. E o próprio filtro em si, também tem pequenos ajustes, se quer o filtro no máximo ou se quer aplicar aquele filtro mais suave.

Tanto o PicTapGo como o Color Story são bastante diferentes do VSCO, têm outro tipo de filtros mais suaves, mais trendy, mais opções. 

O que faço é que tenho uma galeria dos meus favoritos, e conforme a minha fotografia, se é de dia ou de noite, se é ao final do dia ou de manhã, se é indoor ou outdoor, já sei mais ou menos que filtro aplicar nas diferentes apps.





Word Swag

Hoje em dia, com os stories do instagram, givaways, e com todas as informações que queremos dar num curto espaço de tempo, existem mil e uma apps de escrita.
Experimentei várias e acabei por ficar colada nesta. Word Swag para mim é a que tem melhores fonts e melhores cores.




Planoly

Planoly é uma app mais dedicada a quem tenha um negócio que funcione bastante através do Instagram ou para quem queira fazer um planeamento dos seus posts e das suas stories. 
Basta criar posts, funciona igual ao Instagram, onde coloca o texto que quer, os hashtags etc., depois basta dizer o dia e a hora a que quer que o seu post ou as suas stories fiquem online e já está, irá receber uma notificação a avisar e o post fica automaticamente on.
Esta app também nos oferece estatísticas por semana, mensalmente e por ano. Mostra-nos os likes, os seguidores e muito mais. É uma app super fácil de utilizar, onde conseguimos ter uma visão dos nossos posts ao longo do mês e horários em que postamos.
Se tivesse conhecido esta app mais cedo, teria planeado um post do giveaway de Dezembro que teve que ficar adiado por falta de net no meio de Africa.




Golden Hour

As golden hours são as horas mais mágicas para qualquer fotógrafo, logo ao amanhecer ou mesmo ao final do dia. Qualquer fotógrafo quer sempre saber a hora exacta das golden hours quando chega a um novo local para fotografar.
A app golden hours, diz-nos exactamente a hora das golden hours no local onde nos encontramos, assim nunca mais vamos ter desculpa de perdermos a luz mais bonita ao final do dia.








SunScout

A Sun Scout é uma app que nos indica exactamente onde o Sol se encontra a qualquer hora do dia. Dá-nos uma trajetória desde que o Sol nasce até o Sol se pôr conforme a nossa localização.

Quando vou fotografar a um novo local, muitas vezes utilizo esta app, e assim consigo planear melhor as minhas fotografias, pois sei exactamente onde o Sol se encontra e a que horas.
Assim consigo por exemplo planear onde vou estar fotografar em cada divisão da casa porque sei exactamente onde o Sol vai estar, o que torna tudo muito mais fácil pois consigo usufruir melhor da luz natural enquanto fotografo no interior.


Estas são as minhas apps favoritas, uso-as nem de mais nem de menos, mas na conta certa. Não edito as fotos demasiadamente, não planeio tudo, mas sim tiro partido delas da melhor maneira.
Espero que se divirtam com estas apps.
Existem muito mais sem dúvida, que fazem tantas outras coisas divertidas. Mas por agora deixo-vos estas.

Até já e bom fim de semana e boas fotografias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis