Faq's photo Sabido - Regra dos Terços

Na fotografia além de toda a parte técnica, existe uma outra parte muito importante, a COMPOSIÇÃO.

Compor uma imagem passa pelo sentido estético e artístico de quem fotografa, mas também tem por base algumas regras ou linhas condutoras que podem ajudar a que a composição da vossa fotografia seja mais harmoniosa.

Todos os fotógrafos procuram uma fotografia com grande impacto visual ou que transmita uma mensagem forte e ao mesmo tempo que seja visualmente equilibrada.

Para apoiar a procura da fotografia perfeita, nasceu a Regra dos Terços.
A Regra dos Terços não é mais uma teoria no mundo das artes, foi realmente feito um estudo e talvez por isso seja um dos princípios mais seguidos por todos os fotógrafos.

Mas então o que é a Regra dos Terços?

O princípio da Regra dos Terços é dividir a fotografias em nove partes. Duas lindas horizontais e duas linhas verticais. Os pontos chave onde deve colocar o assunto mais importante da fotografia é  exactamente na intercepção dessas linhas. Não há regra sobre qual ponto funciona melhor ou é mais forte, todas são válidos. Agora vai depender de si e do que está a fotografar.



Já na época renascentista os pintores chegaram à conclusão que quando os objectos ou pessoas eram colocadas nos pontos de intercepção da Regra dos Terços, o quadro ficava mais harmonioso e agradável ao olhar. Tornando assim a sua mensagem visual mais forte. Mais tarde os fotógrafos adotaram esse mesmo princípio para a a fotografia.

Vários estudos chegaram à conclusão que o olho humano é directamente mais atraído para os pontos de intercepção ou para as linhas verticais e horizontais, do que para o centro da fotografia. 

Por exemplo na imagem em baixo, o ponto de intercepção está exactamente nos olhos na criança.

Na imagem seguinte, tanto os pais como as crianças estão nas linhas verticais da regra dos terços. O que torna a fotografia equilibrada.




Melhor que tudo é praticar este princípio. Felizmente hoje em dia, as máquinas fotográficas e até mesmo os nossos telefones têm a opção de ter esta grelha da Regra dos Terços activa e assim visível no visor para que sirva de guia nas nossas fotografias. Com a grelha activada vai ser muito mais fácil escolher o que vai ficar na intercepção das linhas.


A Regra dos Terços é apenas uma ferramenta para encontrar uma boa composição. 
Hoje em dia nem penso na Regra dos Terços, já me é automático. Vão ver que com o tempo também podem deixar de utilizar a grelha.


As linhas horizontais também são de igual importância. No caso de quererem dar mas ênfase ao céu ou à paisagem em si. Se quiser que seja uma fotografia mais leve e com mais espaço para respirar ou se quer uma fotografia de plano mais fechada.
Se por exemplo alinhar o horizonte na linha de baixo vai estar a dar mais ênfase ao céu, se fizer ao contrário vai dar mais ênfase à paisagem.
Num retrato de plano fechado, posicione os olhos na linha de cima ou numa das interceções das linhas. Se for um plano mais aberto posicione a cara da pessoa na linha de cima. O mesmo acontece com uma fotografia com várias pessoas, coloque-as por exemplo alinhadas pela linha de cima e vai ver que a fotografia vai funcionar muito bem.




Como todas as regras elas existem para serem quebradas, com a Regra dos Terços acontece o mesmo. Por isso não se esqueça que se fotografar ao centro muitas vezes funciona e pode ser muito bonito.


Para começar, aconselho que active a grelha na sua máquina ou no seu telefone. Não se prenda muito aos pontos específicos da grelha, eles são apenas um guia, lembre-se que está a fotografar livremente, todas estas regras e orientações são apenas para ajudar e não para complicar. Como em tudo com a prática deixa-se de pensar em detalhes como este. 

Poderia ficar aqui a falar sobre muitos mais pontos importantes para compor uma fotografia, mas isso fica para um próximo post. 
No entanto aqui fica a dica de pequenas coisas em que se podem focar quando estiverem a compor as vossas fotografias.

x Mudar a Perspectiva
x Usar molduras naturais
x Aproveitar as linhas
x Criar Movimento
x Cor

Perspectiva


Moldura


Linhas



Movimento


Cor






1 comentário:

AddThis