Sabido Photo - FAQ's Como Fazer um álbum

Nos nossos computadores dormem um vasto número de fotografias, perdidas em pastas dentro de pastas e muitas vezes acabamos por não fazer nada com elas. Fotografias que nem nos lembramos que existem, que vão ficando perdidas e esquecidas.

Felizmente tenho muitos álbuns em casa dos meus pais, com fotografias de todas as idades, das férias, nos anos, em casa, na escola, etc... Também quero deixar isso para os meus, quero que em casa possam de vez em quando abrir um álbum e sentir do cheiro de uma festa, de um dia de inverno à chuva, dos saltos para a piscina no verão.


Todos os anos faço um álbum anual das minhas fotografias pessoais.
É algo que dá muito trabalho, pois chegamos ao final do ano com 12 meses repletos de fotografias e ainda nem escolhemos as melhores e nem sabemos por onde começar!!

Quando faço um álbum, seja pessoal, seja para as famílias que fotografo ou de um casamento, penso sempre em:

Qual o foco do álbum?
O quero devo incluir?
Como colocar tudo isso numa ordem que funcione e tenha harmonia?
Qual o formato a escolher? Na horizontal? Na vertical? Quadrado ou rectangular? Grande ou pequeno?
Mas acima de tudo que conte uma história de vida!!

Qual o meu foco?

Quando fazemos um álbum, podemos apenas colocar fotografias soltas em algumas páginas ou podemos querer dar a esse álbum um significado e quem sabe contar uma história.

Por vezes existem alturas do ano em que conseguirmos juntar fotografias que contem as nossas férias, ou o dia de anos de um dos nossos filhos ou amigos. Mas por vezes também existem fotos soltas que queremos incluir nesse álbum. Mas como devemos inclui-las?

Normalmente organizo os meus álbuns por meses. Na primeira página de cada mês incluo uma fotografia significativa daquele mês. Por exemplo em Fevereiro coloco uma fotografia dos meus anos. Em Julho coloco uma fotografia da Laura, já que ela faz anos em nesse mês. Em Dezembro coloco sempre algo relacionado com o Natal e por ai fora.

Quando faço uma viagem, pode ser importante para mim fazer um álbum à parte só dessa viagem.

Quanto às fotografias soltas ou fotografias de Instagram.
Bom, nas fotografias soltas normalmente faço uma página dupla no fim de cada mês com as fotografias soltas desse mês.
As do Instagram, no início do álbum faço uma página dupla também com todas as fotografias de Instagram daquele ano e assim fica uma espécie de apanhado de 2017.


O que incluir?

Esta talvez seja a parte mais difícil.
Primeiro tem que decidir se que quer fazer um álbum do ano inteiro ou se quer fazer pequenos álbuns de viagens, dos anos dos miúdos ou familiares, das férias grandes, etc...
Depois sim, escolhemos o que incluir em cada um deles. Quais fotos são mesmo importantes, quantas fotos devemos incluir para cada altura do ano, se há número limite de fotografias, etc.
Com o digital temos milhares de fotografias que acabam por ser lixo, temos que saber fazer uma escolha sábia de quais as fotografias que sejam mesmo importantes.



Além de todos os momentos importantes, como os dias de anos, as férias, os dias festivos, também gosto de incluir coisas do dia a dia, o ler uma história, o brinquedo favorito naquele ano, os quartos que vão evoluindo com a idade, os amigos de verão, os presentes de anos daquele ano, o restaurante que mais gostamos, as pessoas com quem nos cruzamos.

Para contar uma história e para que o álbum faça mais sentido temos que fazer uma seleção das imagens, não vale a pena colocar todas e mais algumas. Escolha as mais fortes, escolha a mais emocionais, as mais divertidas. 
Se num mês tiver muito mais fotografias do que noutro tudo bem, a vida é mesmo assim, há alturas em que fotografamos mais do que outras.

Coloque todas as fotografias numa pasta, organizadas em ordem cronológica, por meses ou por festividades, assim quando for fazer o seu álbum está tudo organizado.

Depois de tudo isto e antes de começarem a "montar" o vosso álbum, vamos fazer escolhas como:

Qual o formato a escolher? Na horizontal? Na vertical?
Quadrado ou rectangular? Grande ou pequeno?
Que tipo de papel? 






Como"montar" o álbum?

Existem várias plataformas possíveis onde podem fazer os vossos álbuns.
Vou indicar as 6 plataformas que gosto mais.

Para a maior parte dos meus álbuns uso a BLURB (www.blurb.com), tem um software fácil e com um workflow muito bom  e tem um link directo para o LighRoom, o que me poupa muito tempo.
Para alguns casamentos uso a Lance Collective, mas esta plataforma só pode ser utilizada por fotógrafos profissionais.

Existem plataformas como a Artifact Uprising que para além de álbuns tem tantos outros suportes fotográficos lindos, tem álbuns incríveis. Gosto imenso da Pinhol Press , mas infelizmente não está à venda em Portugal. Depois o Iphotos para quem usa mac também tem um link directo para fazer álbuns, calendários, ampliações.
Por último, e para quem não tem tempo, existe uma aplicação para o vosso smartphone que se chama ChatBooks. muito fácil e intuitiva, vai procurar todas as imagens ou do nosso Instagram ou do nosso telefone e faz o álbum directamente do telefone.
Todas as plataformas são de utilização fácil e com alguns pontos em comum. 

Quando penso no meu álbum, penso que quando o for abrir quero que ele seja semelhante a um livro de fotografia. Um livro de "leitura" fluída, um livro com páginas bonitas.

Cada software funciona de maneira diferente. Normalmente vêm com templates pré definidos,  o número de fotografias para cada página, o formato de álbum, número de páginas do álbum, etc. Não esquecer que quando fazemos um álbum as páginas são sempre páginas duplas, por isso a da esquerda tem que fazer sentido com a da direita e que essas mesmas páginas seguem-se umas às  outras, por isso têm que de alguma maneira fazer sentido, nem que seja estruturalmente.

Como faço os meus álbuns?

Tenho sempre o lema, less is more. Escolho sempre fundo branco, não escrevo quase nada, nem coloco o número das páginas no rodapé.
Tenho mais ou menos 6 templates favoritos, para que o álbum tenha harmonia e não esteja sempre a ver combinações diferentes em cada página. Se forem ver um livro de fotografia vão ver que ele segue uma linha, que ele tem as imagens quase sempre do mesmo tamanho, quase sempre colocadas nesse mesmo livro com um sentido estético apurado.




Por isso escolham o tamanho ideal, encontrem a vossa harmonia, de forma a construírem uma pequena biblioteca dos vossos álbum/livros de fotografia. Escolham 6 a 8 templates que mais gostem, um só de uma fotografia, um de duas, ao alto, ao baixo, o que quiserem... desde que usem sempre os mesmos. Escolham se querem fundo branco ou alguma cor suave.
No final, revejam sempre o álbum, vejam se não ficarem páginas em branco pelo meio do álbum. Que a font que utilizaram está igual e da mesma cor, se não há números no rodapé, caso seja essa a sua intenção, e se nenhuma fotografia ficou de fora.

Todos os anos digo, este ano no final de cada mês vou escolher as melhores fotos desse mês e assim quando for fazer o álbum tenho muito menos trabalho. Nunca, mas nunca isso aconteceu... chego ao fim do ano com 12 meses de fotografias para escolher.
Mas faço-o, porque ter fotografias só no computador não nos serve de nada, muitos de nós crescemos a abrir gavetas em casa e a encontrar fotografias perdidas misturadas com papeis e coisas mais, mas é sempre mágico ver fotografias da nossa infância, é sempre emotivo reencontrarmos momentos e dias felizes do nosso passado.

Em minha casa, uma das coisas que gostamos mais de fazer é ver os álbuns, é relembrar tudo o que aconteceu. As manas da Laura quando vêm cá nunca se vão embora sem abrir um ou dois álbum e acabam por levar uma pen repleta de fotografias de que já nem se lembravam.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas! Eu fiz agora um pequenino com as fotografias de uma roadtrip que fiz por Espanha em 2016 e gostei do resultado.
    Agora fiquei com o bichinho e quero muito fazer mais :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por este post! Fazer o album do ano está na minha lista mental de propósitos, mas a verdade é que nunca aconteceu. Desmotivo sempre ao ver o cem número de fotos nas quais tenho que mergulhar para escolher as melhores. Obrigada pelas dicas, vou ver se consigo aplicá-las.

    Uma pergunta - em média quantas páginas tem o seu album do ano? Acho importante por um limite, a minha dificuldade está sempre em escolher poucas fotos.

    ResponderEliminar

AddThis