FAQ's Photo Sabido - Armazenar e Guardar

Hoje em dia há mil e uma maneiras de guardar fotografias. Pessoalmente acho que se deve guardar em mais que um suporte para ter a certeza que não evaporam no espaço sem saber para onde foram.

Cada pessoa tem a sua técnica e a sua organização. Sou bastante simples e objetiva na minha organização.
Utilizo basicamente 3 suportes diferentes para ter a certeza que as minhas fotografias não desaparecem.

1. Disco rígido externo


Guardo muito poucas fotografias no disco do meu iMac, sim tenho pastas com portefólio, com acordos fotográficos, com fotos soltas que podem dar jeito, com orçamentos e facturas e com workshops organizados. Mas as minhas fotografias tenho todas em disco externos.

Tenho discos externos para as minhas fotografias pessoais e discos para o meu trabalho. Todos eles têm autocolantes que indicam os meses e o ano, assim quando tenho que procurar alguma coisa antiga se souber o mês e o ano é muito fácil de encontrar.

No disco guardo as fotografias todas organizadas em pastas por anos e dentro dos anos por meses. 

De qualquer maneira tenho sempre medo que um disco se perca ou que deixe de funcionar porque apanhou humidade ou simplesmente porque é um objeto eletrónico e pode deixar de funcionar.

2. Clouds


Existem mil e uma opções de clouds, pagas, não pagas, espaço ilimitado, para fotografias, para vídeo, etc...

Sou completamente fã do google photos.

Todos o que têm gmail tem também opção de ter google photos. 
O google photos tem duas versões de utilização. A versão que se paga, onde o google photos guarda todas as vossas fotografias e vídeos com a máxima resolução, dependendo do espaço que necessitem tem valores diferentes. E a versão grátis, onde o google photos guarda todas as vossas fotografias e vídeos com espaço ilimitado mas no máximo com 12 megapixels.
12 megapixels poderá não ser muito, mas para mim entre perder as fotografias todas porque um disco externo deixou de funcionar ou porque o computador deixou de ligar, ter todas as minhas fotografias numa cloud grátis com espaço ilimitado com 12 megapixels vale tudo.

A outra vantagem do google photos é que tem uma app para os smartphones, o que significa que pode aceder às suas fotografias em qualquer altura e a qualquer hora.
A app também tem opção de sincronizar com a vossa galeria de fotografias do telefone, ou seja, tudo o que fotografar com o telefone vai parar directamente à cloud do google photos.



3. Imprimir


Imprimir para mim é a palavra chave de quem fotografa ou de quem tem milhares de fotografias perdidas no computador.
Todos os meses imprimo fotografias soltas. Guardo-as numa caixa bonita que tenho na sala, à mão de todos para que de vez em quando possam ir lá reviver as férias, os aniversários, os amigos e muito mais.
Acho muito importante terem fotografias impressas em casa, nas paredes, em molduras, ao lado da cama, etc. Acho importante terem memórias, abrirem gavetas e encontrarem fotografias perdidas.

Imprimo ou na Instanta, não é muito barato, mas faço o por praticidade.
Se quero uma impressão mais profissional imprimo na fine print, é mais caro, mas a qualidade e a durabilidade são muito maiores. Por isso uma fotografia para oferecer um momento mesmo especial aconselho a fazerem lá.
E quando imprimo muitas de uma vez, faço online que é a coisa mais fácil de sempre. Nesse caso imprimo na foto.com que em termos de preço qualidade faz todo o sentido.
É tudo feito online e recebe as suas fotografias em casa.

Disco externo, clouds e prints estas são as minhas 3 opções de ter a certeza que as fotografias não desaparecem da minha vida.
Gosto especialmente das impressas, que podemos tocar, e quase sentir ou cheirar! Essas são as mais especiais.







Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis